• jaques den

Uma famosa história sobre o que é estar leve... Contos do #SábioChinês 01

Atualizado: 29 de Jul de 2019

De onde vem a leveza? Como vemos no balão, a leveza vem do ar quente no interior, o sopro vital e o calor do fogo central...


Era uma vez um Sábio Chinês que caminhava com seu discípulo pela primavera chinesa. Ao se depararem com um rio a ser atravessado no caminho, encontraram também na margem uma prostituta que queria atravessar o mesmo rio.

A gueixa bonita e simpática foi pedir ajuda ao Sábio e à seu discípulo. O discípulo logo se incomodou com a presença de um ser tão impuro quanto aquela mulherzinha promíscua. Aquela chinesinha safada!


O Sábio por sua vez retribuiu a simpatia da jovem e a carregou nas costas para atravessar o rio enquanto o discípulo os seguia contrariado. Do outro lado do rio os três despediram-se e a prostituta foi para um lado enquanto o Sábio Chinês e seu discípulo iam para outro.


Durante os três dias o discípulo resmungava e se indignava com o fato de seu mestre ter carregado uma prostituta. Pensava que ela havia se deitado com milhares de homens desde que se despediram. Achava-a impura e ignorante, indigna.


O Sábio Chinês percebia que seu discípulo estava incomodado porém não dava bola, até que seu discípulo o confrontou:

-Mestre! Como o senhor pode ter carregado uma prostituta para atravessar o rio?!

O Sábio calmamente respondeu:

-Eu a carreguei e a deixei do outro lado do rio. Você a está carregando até agora.


E assim mais uma vez o Sábio Chinês nos dá uma lição de mente aberta mostrando que estamos juntos e misturados, porém cada homem é um micro universo consciencial. As escolhas individuais não devem subjugar o todo e nem o todo pode reprimir a universo interno. Assim como a energia Yin vive em sinergismo com a energia Yang. Esta história me foi contada por não lembro quem não sei onde, mas já ouvi ela algumas vezes por aí em aulas e rodas de conversa.


Abraços e até a próxima! No conto de hoje aprendemos a sempre questionar nossos mestres porque assim temos a chance de aprender mais!


Imagem de Sasin Tipchai por Pixabay


Posts recentes

Ver tudo

Meditação em Movimento

Meditação em Movimento - Muitos dos efeitos positivos da meditação acontecem devido a repercussões no sistema energético, porém na maioria das meditações essas movimentações energéticas ocorrem soment

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Google+ Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Pinterest Social Icon
  • Instagram Social Icon

©2019 by Escola de Exercícios Energéticos.