• jaques den

COMO SABER SE UM VIDEO DE CHI KUNG É BOM

COMO SABER SE UM VIDEO DE CHI KUNG É BOM


Quem começa a pesquisar sobre qigong e querer treinar com vídeos de exercícios no Youtube de vários tipos de Chi Kung, como o Ba duan Din (Pa tuan Tin), ou o I Chin Chin (I Jin Jing), ou o mais famoso exercício de qi gong do mundo - A Camisa de Ferro - Iron Shit Qi Gong, ou eufemisticamente apelidado no ocidentente como ABRAÇO DA ÁRVORE, se depara com uma dúvida. Como saber qual o melhor, se possuem tantas variações diferentes entre os vídeos.


Este texto trata-se de um ensaio e ainda em construção. Caso tenha sugestão de links, imagens, ou mesmo deseja me ajudar apontando erros no texto, estamos a disposição pelo e-mail)


Bom, o importante de observar não é se a pessoa arma o arco do ba duan din com um ou dois dedos. O importante eh observar os princípios:


Pés paralelos ou quase - Esse é o mais fácil de observar. Os pés devem estar praticmanete paralelos. As vezes vemos um pé numa angulação e outro em outra, isso já pode ser um indício que o vídeo em questão não possui uma aporação teórica e energética profunda.


Peso na parte da frente do pé.


Cotovelos para baixo: Um dos erros mais comuns é ver vídeos com o praticante “levantando suas asinhas”e deixando o cotovelo pra cima. Muita gente faz isso pois essa postura errada aparentemente é mais “marcial”, e como o qi gong é erroneamente confundido ou inserido no balaio das artes marciais, muita gente pensa que essa postura é a correta.


Peito afundado: No ocidente somos acostumados a ouvir BARRIGA PRA DENTRO E PEITO PRA FORA! Por isso muitos intrutores acabam realizando a pose de estufar o peito, o que prende yang qi no aquecedor superior, diminuindo a força e aumentando a ansiedade.


Ombros pra baixo: Observe se a pessoa não está tensa, ou hipervalorizando os ombros com a pose citada no item anterior


Virilhas e Axilas abertas: Observe se existe um relaxamento voluntario no ângulo das axilas e das virilhas

Quadril encaixado: Se houver qualquer curva em suas costas deixando a bunda pra trás ou pra frente, significa que o exercício energético não está sendo realizado corretamente.


VG-20 flutuando e e Vg-24 alinhado com VC-ÚLTIMO alinhado com: Ou seja, topo da cabeça sendo puxado pra cima por uma linha ou força imaginária e queixo levemente inclinado pra dentro e pra cima.


O corpo mantém formas circulares e semi-circulares, evitando movimentos hiperestendidos ou hipercontraidos


POrtanto, o importante não é os detalhes individuais de movimentação, mas sim os princípios relacionados aos meridianos energéticos testados nestas psotuyras de fortalecimento há milênios!


POssui alguma sugestão, correção ou crítica sobre este texto? Terei o prazer em avaliar e pesquisar sua sugestão.


Veja o vídeo a seguir e pense sobre o que acha:


https://www.youtube.com/watch?v=cwlvTcWR3Gs

https://www.youtube.com/watch?v=lYMTI5R6V9g




  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Google+ Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Pinterest Social Icon
  • Instagram Social Icon

©2019 by Escola de Exercícios Energéticos.